sábado, 30 de maio de 2009

Entenda as provas de Laço em Dupla e Três Tambores

Laço em dupla: também chamada de team ropping, é uma prova onde uma dupla de peões laçam um bezerro. Nesta prova um dos laçadores laça a cabeça do bezerro, e assim é chamado de cabeceiro e o outro laçador é responsável por laçar os pés, sendo chamado de peseiro. Nesta prova o trabalho tem que ser em conjunto, pois a dupla de laçadores devem estar sincronizados para não errarem as laçadas.

O tempo de prova decorre a partir do momento que o os laçadores saem do box até que os dois cavaleiros lacem o bezerro e o mantenham sobre a corda esticada e amarrada a sela do cavalo.

Como o próprio nome diz, nesta prova o entrosamento da dupla é fundamental. Dois cavaleiros largam do brete, um de cada lado. O boi que sai pouco mais adiantado desarma a barreira. A primeira ação e a do “cabeçeiro” que tem por obrigação laçar o animal pelo pescoço e/ou chifres.

Depois, é a vez do “peseiro”, que tem por função laçar os pés do bezerro. Caso o “cabeçeiro” quebre a barreira, são acrescidos dez segundos ao tempo final da dupla. Se o “peseiro” laçar somente um dos pés, também haverá penalidade, dessa vez de cinco segundos, somados ao tempo final. A laçada será finalizada quando a corda estiver esticada.

Três tambores (barrel racing): É uma prova praticada por mulheres. São colocados três tambores na arena, numa distância de quatro metros entre eles. O tempo de prova decorre após sair a galope do ponto de partida a amazona devem passar ao redor dos tambores um a um, e retornar ao ponto de partida. É a única prova do rodeio que é exclusivamente feminina e em que a mulher pode mostrar todo seu potencial, e isso acontece sempre com muito charme e elegância..

A corrida é contra o tempo, onde as competidoras contornam três tambores em um percurso pré-estabelecido. Caso venham a derrubar um destes tambores, serão penalizadas em cinco segundos, acrescidos em seu tempo final. Velocidade e entrosamento entre competidora e animal são fundamentais para marcar um bom tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário