sábado, 30 de maio de 2009

Entenda as provas de Laço em Dupla e Três Tambores

Laço em dupla: também chamada de team ropping, é uma prova onde uma dupla de peões laçam um bezerro. Nesta prova um dos laçadores laça a cabeça do bezerro, e assim é chamado de cabeceiro e o outro laçador é responsável por laçar os pés, sendo chamado de peseiro. Nesta prova o trabalho tem que ser em conjunto, pois a dupla de laçadores devem estar sincronizados para não errarem as laçadas.

O tempo de prova decorre a partir do momento que o os laçadores saem do box até que os dois cavaleiros lacem o bezerro e o mantenham sobre a corda esticada e amarrada a sela do cavalo.

Como o próprio nome diz, nesta prova o entrosamento da dupla é fundamental. Dois cavaleiros largam do brete, um de cada lado. O boi que sai pouco mais adiantado desarma a barreira. A primeira ação e a do “cabeçeiro” que tem por obrigação laçar o animal pelo pescoço e/ou chifres.

Depois, é a vez do “peseiro”, que tem por função laçar os pés do bezerro. Caso o “cabeçeiro” quebre a barreira, são acrescidos dez segundos ao tempo final da dupla. Se o “peseiro” laçar somente um dos pés, também haverá penalidade, dessa vez de cinco segundos, somados ao tempo final. A laçada será finalizada quando a corda estiver esticada.

Três tambores (barrel racing): É uma prova praticada por mulheres. São colocados três tambores na arena, numa distância de quatro metros entre eles. O tempo de prova decorre após sair a galope do ponto de partida a amazona devem passar ao redor dos tambores um a um, e retornar ao ponto de partida. É a única prova do rodeio que é exclusivamente feminina e em que a mulher pode mostrar todo seu potencial, e isso acontece sempre com muito charme e elegância..

A corrida é contra o tempo, onde as competidoras contornam três tambores em um percurso pré-estabelecido. Caso venham a derrubar um destes tambores, serão penalizadas em cinco segundos, acrescidos em seu tempo final. Velocidade e entrosamento entre competidora e animal são fundamentais para marcar um bom tempo.

Rodeio: organização exige dedicação e competência

Quem chega a um evento de Rodeio e observa toda a estrutura já montada e as competições em pleno andamento, pode imaginar que é simples organizar uma festa deste porte. Shows, praça de alimentação, som, montagens de camarotes e contratação de profissionais, podem ser muito mais trabalhoso do que parece.

“O público não imagina a responsabilidade e dedicação dos organizadores para atingir os objetivos de um evento deste nível”, comenta Edson Matsuda, organizador do 29º Rodeio Técnico de Adamantina – RTA.

Nos meses que antecedem ao evento os organizadores se dedicam em fechar inúmeros detalhes que ocorrem antes, durante e depois da festa. A princípio é fundamental que os organizadores sejam pessoas experientes e atentas ao planejamento, para que tudo aconteça com absoluto sucesso.

Dentre as exigências para a realização do rodeio é imprescindível ter permissões, contratações, alvarás, policiamento, pagamento de diversas taxas, infra – estrutura, som, shows, tropas, arena, boiadas, seguro obrigatório aos peões, locutores, assessoria de imprensa, enfim, contratação de profissionais que serão responsáveis pelo sucesso do evento.

No caso do RTA todas essas providências já foram tomadas: “Estamos prontos para a abertura da Festa, que mais uma vez deve superar a do ano anterior”, garante Matsuda.

Além de montarias em touros, o evento terá prova de laço em dupla, três tambores, laço em bezerro, montaria em carneiro e shows todas as noites.

No dia 03, show solidário com João Lucas e Walter Filho; no dia 04, o público se diverte ao som da dupla Fernando e Sorocaba; no dia 05 é a vez de Hugo Pena e Gabriel ; no dia 06 a animação é de Victor e Léo. O último dia de festa, domingo, a dupla Edson e Hudson se despede do público e da carreira, com a última apresentação em Adamantina.

O RTA acontece este ano de 3 a 7 de junho, no recinto poliesportivo Sebastião Pires da Silva e as permanentes para o evento estão a venda na Dirami, Via 77, Boi Forte, Mavesa Honda, Choperia Hangar e Arrazzo, em Adamantina. Em Lucélia, na Dirami Calçados e em Osvaldo Cruz e Tupã na Via 77. Em Inúbia Paulista na COCIPA e em Dracena na Raddade.


Redatores: Maciel Dantas e Vâine Bobadilha
foto: arquivo RTA




Bem vindo ao blog do RTA!



Aqui você poderá acompanhar as informações e viver a energia do Rodeio Técnico de Adamantina, que acontece de 03 a 07 de junho.